IV Workshop LASIC – PALESTRAS

07/12/2017

14:00-15:00 Palestra “Sistemas Embarcados Adaptáveis” – Prof. Antônio Carlos Schneider Beck Filho (UFRGS)

Local: Auditório I do DIMAp

Resumo: Sistemas embarcados vêm sofrendo uma mudança de paradigma nos últimos anos. Enquanto o consumo de energia e área eram as principais restrições de projeto (isto é, o desenvolvedor não procurava o máximo desempenho, mas o desempenho suficiente para respeitar as restrições de projeto), atualmente isto mudou. Smartphones, realidade virtual, carros autoguiados, dentre várias outras aplicações, fizeram que sistemas embarcados atingissem um outro patamar: estas aplicações exigem níveis de desempenho que são muitas vezes semelhantes a de um computador de mesa. Além do mais, por causa dos avanços tecnológicos, em muitos casos a área do chip deixou de ser uma restrição. Em contrapartida, outros requisitos surgiram, como tolerância a falhas e qualidade do resultado. Considerando todos estes aspectos, esta palestra trata sobre os novos desafios de sistemas embarcados modernos e algumas alternativas, através de diferentes níveis de adaptabilidade, que podem ser usadas para projetar estes sistemas.

Sobre a Prof Antônio Carlos Beck: é graduado em Ciência da Computação pela UFSM – Universidade Federal de Santa Maria (2002). Possui mestrado (2004) e doutorado (2008) em Ciência da Computação pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante o doutorado, fez seu estágio sanduíche na TUDelft/Holanda. Entre 2008 e 2009, atuou como pós-doutorando no Instituto de Informática/UFRGS e, entre 2009 e 2010, como Professor Adjunto no Departamento de Eletrônica e Computação da UFSM. Atualmente é Professor Associado no Instituto de Informática da UFRGS. Suas áreas de interesse são: Arquitetura e Organização de Computadores, Sistemas Embarcados e Arquiteturas Reconfiguráveis.

08/12/2017

14:00-15:00 Palestra “Desafios e Soluções em Interconexões com NoCs para MPSoCs integrados em 3D” – Profa. Débora Matos (UERGS)

Local: Auditório I do DIMAp

Resumo: A viabilidade de uma significativa redução nas tecnologias de fabricação de circuitos integrados associada a elevada demanda por sistemas com alta performance permitiu a integração de diversos elementos de processamento em um mesmo chip, aumentando, consequentemente, a complexidade dos mesmos. Assim, essa evolução trouxe também um grande desafio com relação a interconexão destes núcleos e a comunicação dos mesmos, sendo ainda um dos gargalos destes sistemas. Desta forma, é necessário entender quais são as necessidades e características cruciais para o desenvolvimento destes projetos, como, por exemplo, aspectos de desempenho, energia e consumo, levando em conta que a grande maioria dos dispositivos se tornaram móveis. As Redes-em-Chip (NoCs – Networks-on-Chip) têm sido consideradas na última década a melhor alternativa de interconexão e inúmeros estudos já foram realizados provando ser um tema de pesquisa ainda em alta. Devido à atual aceleração tecnológica, é observada a necessidade por sistemas ainda mais complexos, consumindo ainda menos energia, fornecendo atualizações constantes nas aplicações e sendo tolerante a falhas sem comprometer o desempenho. Sendo assim, é sabido que as arquiteturas tradicionais não atendem de maneira satisfatória os desafios atuais e outras alternativas de interconexão para MPSoCs precisam ser investigadas. Este é o enfoque desta palestra, onde são apresentadas novas considerações relacionadas aos sistemas multiprocessados, como interconexões em 3 dimensões, adaptabilidade, estratégias de tolerância a falhas, hierarquia de memória, dentre outros.

Sobre a Profa Débora Matos: Professora na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, Guaíba, Brasil, desde 2014. Obteve o título de doutorado em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, em 2013, Porto Alegre, Brasil e o título de mestre também em Ciência da Computação pela mesma universidade, em 2010. Possui graduação em Engenharia em Sistemas Digitais pela UERGS em 2007. Realizou uma colaboração no Politecnico di Milano, Itália, em 2011 e o doutorado sanduíche no CEA-Leti, Grenoble, França em 2012. Suas principais pesquisas são na área de sistemas digitais, arquitetura e organização de computadores, sistemas adaptativos e multiprocessados em chip.